Aliados por uma causa
Get Adobe Flash player

A Anvisa e a talidomida

A Anvisa deve anunciar na segunda-feira novas regras para o uso da talidomida no Brasil. O assunto está pautado para a sessão da diretoria colegiada da agência.

Medicamento de venda controlada, a talidomida só pode ser usada em pacientes cadastrados para o auxílio do tratamento de hanseníase, aids, doenças crônico-degenerativas e mieloma múltiplo, um tipo de câncer. A talidomida, no entanto, chegou a ser tirada de circulação depois de ter sido provado que o medicamento provocava o nascimento de bebês com malformações.

Em 2005, a Anvisa chegou a lançar uma consulta pública sobre o assunto. Queria, por exemplo, que as embalagens dos medicamentos com a substância contivessem o alerta “Talidomida pode causar o nascimento de crianças sem braços e sem pernas”. A agência sugeriu ainda que a talidomida fosse produzida pelos laboratórios públicos, sendo permitido à iniciativa privada apenas a produção em caráter complementar. Queria também obrigar que a substância ou os medicamentos feitos com talidomida ficassem trancados nos laboratórios ou estabelecimentos comerciais.

FONTE        http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/a-anvisa-e-a-talidomida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*